Projeto: Gerador de M.A.T. (Muito Alta Tensão)

Nesta minha primeira postagem, coloco os dados e algumas imagens de uma invenção que eu construí já bem antiga. Trata-se de um gerador de alta tensão construido com algumas sucatas e componentes retirados de outros aparelhos fora de uso. Foi uma gambiarra só! Hahahaha. Lembro que demorei muito pra chegar ao resultado final, foram muitos dias com meu quarto de "pernas pro ar" com tanta bagunça. Eram peças, fios e ferramentas pra todo lado, uma verdadeira zona!

Na imagem abaixo você vê o resultado final do aparelho:


Na sequência abaixo as fotos dos componentes e peças utilizadas na montagem:
















Nenhum componente novo foi usado na montagem. Só sucata! Pelas fotos é possível perceber que trata-se de uma quantidade pequena de componentes. O oscilador de alta tensão é dos mais simples possível, composto apenas de um transistor de potência NPN tipo 2N3055, um resistor de fio e um capacitor de poliester. O dispositivo flyback é usado como transformador de alta tensão. O conjunto transformador + retificador + capacitor de filtro fornece algo tem torno de 18 volts com 2 ampères de corrente para alimentar o circuito oscilador. O resto no circuito é apenas "maquiagem", ou seja, complementos, como um multivibrador astável + sirene para gerar um alerta visual e sonoro de que o aparelho está ligado e pronto para ser ativado.

Abaixo fotos dos componentes e peças montados na caixa de uma fonte de PC ehehe:







É isso ai pessoal. Com o equipamento ativado consigo em torno de 10 mil volts de saída. Nunca tomei choque com ele e espero não tomar ehehe.

Comentários

  1. Curioso e aparentemente bem complicadinho ehehe.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber pra que finalidade gerar uma tensão tão alta?

    Você fez algum circuito de proteção? pois aparentemente me parece ser algo bem perigoso! 10 mil volts como você descreveu poderia matar uma pessoa o.O

    Parabéns pela coragem e criatividade hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O propósito deste tipo de montagem é puramente experimental, não serve para nenhuma aplicação prática do dia a dia, justamente por ser bem perigoso mesmo. Seu uso é apenas para experimentos onde é preciso MAT e sempre com extremo cuidado. O choque é muito violento, apesar da tensão ser muito alta a corrente é muitooooo baixa, mas mesmo assim, dependendo das condições pode ser letal ou não. =D

      Excluir
  3. Olá Anderson, sou hobista na área da eletrônica assim como você. Adoro criar projetos e uso bastante a carcaça de fonte ATX para isso também! Eu já fiz um gerador de alta tensão em uma fonte parecido com o seu para alimentar uma bobina de tesla que criei. O meu usava um acendedor de fogão e triplicador de tensão. Você tem o diagrama desse seu projeto? Se tiver e puder enviar para o meu e-mail eu agradeceria muito!
    ronaldortp@hotmail.com
    Parabéns pelo projeto!

    ResponderExcluir
  4. Boas. Parabens pelo projecto! Sou estudante universitário e vou construir um desses geradores de alta tensão para apresentar como projecto final da cadeira de teoria da electricidade. Voçê pode enviar-me o esquema para o meu mail: JocaBarcelos@hotmail.com. Obrigado, José Coutinho

    ResponderExcluir
  5. pode ser criado um coletor para reaproveitar e armazenar essa energia ,ja pensaram nisso?é possivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tipo uma bateria, tenho 13 anos e ja montei o meu *-* e agr estou fazendo um canhao de eletrons usando sucata, como peças de tv e de microondas.

      Excluir
  6. Olá Anderson. Parabéns pela engenhosidade!
    Quero aplicar uma fonte de alta tensão deste tipo no meu TCC de Eng. Elétrica para fazer polarização de moléculas de água. Tu tens o esquema deste projeto? Tens os cálculos também?
    Se puderes me ajudar, agradeço.
    jeanpain@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean. Já enviei para seu e-mail.

      Excluir
    2. Valeu pelo material que me enviaste.
      Se eu quisesse criar uma fonte de MAT portátil, a partir de uma fonte de tensão CC, bastaria ligar o positivo da fonte no positivo do C6 e o negativo da fonte no emissor do T5? Isso está correto? Caso negativo, como eu poderia fazer essa fonte de MAT utilizando uma fonte CC?

      Desde já, te agradeço

      Excluir

Postar um comentário

Comente este post... Sua opinião é importante =D

Postagens mais visitadas deste blog

TOMADAS CONTROLADAS POR RÁDIO FREQUÊNCIA

Eletrificador Básico